Alergia na infância


Alergia é uma reação imunológica a alguma substância que o organismo interpreta como estranha . Essa substância pode entrar em contato com o corpo de forma inalada, ingerida ou simplesmente tocada.

O sistema imunológico do organismo reage à substancia e através de uma sequência de reações dentro do organismo, produz a histamina e outros compostos químicos no sangue e apresenta então sintomas da alergia.

Entre os principais sintomas de alergia estão congestão nasal, irritação na garganta, tosse, chiado no peito, dificuldade respiratória por fechamento da glote e quando direcionada para o aparelho digestivo pode ter diarreia com sangue e muco, coceira no nariz e nos olhos e lesões de pele avermelhadas.

A tendência a ser alérgico normalmente é hereditária, mas os tipos de alergia entre pessoas da mesma família podem ser bem diferentes. Em uma mesma família pode existir: rinite, bronquite, dermatite, alergia na alimentação.

Bebês que apresentam de forma precoce chiado no peito tanto pode ser por uma alergia ao leite como uma bronquiolite portanto o Aleitamento materno exclusivo o quanto mais perdurar mais proteção pode dar as crianças.

Asma só pode ser fechado diagnóstico a partir de 2 anos caso haja esse quadro frequentemente, antes desta idade podemos dizer que é bebê chiador e neste caso há que se pesquisar a causa.

As alergias mais comuns são: Rinite, bronquites, Alergia alimentares, dermatite atópica.

As alergias respiratórias ocorrem mais em primavera devido polens, outono e inverno devido frio.

As alergias alimentares acontecem de acordo com os alimentos oferecidos e não há idade e época especifica do ano.

As alergias de contato depende do contato com as substancias alérgenas.

Há sempre a ansiedade dos pais frente a qualquer tipo de alergia  e a pergunta mais frequente é: será pelo resto da vida?. Não é possível responder prontamente pois o sistema imunológico adquire sua maturidade na íntegra aos 7 anos mas por exemplo o aparelho digestivo por volta de 3 anos já se torna capacitado a tolerar alguns alimentos e outros não. O acompanhamento clinico é que responderá no decorrer do crescimento da criança.

Alérgenos mais comuns respiratórios são : ácaros, pó, polen, vírus
Alimentares: trigo, ovo(clara pp), leite de vaca, soja, frutos do mar, algumas frutas.

Portanto uma dieta equilibrada com tudo a seu tempo, cuidados com o ambiente, aleitamento materno exclusivo até sexto mês e quando não for possível seguir orientação médica são medidas que ajudam na prevenção e tratamento das alergias respiratórias e alimentares.

Fonte: Clique Aqui
EUROIMMUN Brasil

Euroimmun Brasil

Líder mundial em soluções para diagnóstico laboratorial, em 2016 a EUROIMMUN completou 4 anos de operação direta no Brasil. Consolidada por suas patentes e métodos inovadores de produção, é especializada no diagnóstico de doenças autoimunes, infecciosas, alergias e genética. Os métodos predominantes são a imunofluorescência, ELISA, imunoblot e biologia molecular.

Nenhum comentário:

Postar um comentário